Você já foi tomar banho e percebeu que a água não estava esquentando? Nessas horas é importante saber como trocar resistência de chuveiro .
Um dos problemas mais comuns em chuveiros elétricos (ou híbridos) é a queima da resistência (peça que faz literalmente a água esquentar, de acordo com a temperatura selecionada).
Desse modo, caso isso ocorra, na maioria dos casos, não é preciso comprar um chuveiro novo. É só comprar uma resistência nova e fazer a substituição.
Continue lendo e vamos te ensinar o passo a passo para trocar a resistência do seu chuveiro. Se quiser saber sobre consumo consulte a tabela do Inmetro.
Se o modelo do seu chuveiro for igual a esses abaixo, Clique no link abaixo que será direcionado para o video mostrando a troca:
1- Chuveiro Lorenzetti Belo Banho
2- Chuveiro Lorenzetti ADVANCED
3- Chuveiro Lorenzetti Top Jet Eletrônica
Como trocar Resistência de Chuveiro Lorenzetti Belo Banho
Como trocar resistência do chuveiro Lorenzetti ADVANCED
Como trocar a resistência – Lorenzetti Top Jet Eletrônica
Como trocar a resistência do chuveiro
Veja abaixo o passo-a-passo para fazer a troca!
Passo 1: Verifique se de fato a resistência está queimada
Pode parecer um pouco óbvio, mas antes de mais nada, é preciso verificar se o problema realmente é a resistência do chuveiro. De modo geral, é bastante simples de identificar, uma vez que com a resistência queimada o chuveiro não vai aquecer.
Entretanto, pode acontecer de no momento ter faltado luz, ou por uma sobrecarga de energia (estar com muitos eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo) o disjuntor ter caído.
Inclusive ter um disjuntor de segurança é muito indicado e importante para evitar problemas elétricos. Isso porque, caso ocorra uma sobrecarga, o disjuntor vai cair e evitar que um problema maior aconteça, como um curto circuito, por exemplo.
Então, antes de definir e saber como trocar resistência de chuveiro, é preciso, primeiramente, verificar se tem energia na casa. Caso não tenha, verifique se o disjuntor de segurança caiu (caso possua) e se a sua rua está com energia.
Se verificar que está tudo normal e apenas o chuveiro não está aquecendo, então sim, o próximo passo é trocar a resistência ou contratar um eletricista para fazer isso para você. Como o foco do texto é o passo a passo, vamos focar na primeira opção. Mas ao final do texto, vamos refletir se contratar um profissional tem maior custo benefício.
Depois de verificar que será preciso trocar a peça, é preciso verificar a marca, voltagem e modelo do chuveiro para poder comprar uma resistência compatível. Tendo essa informação, basta ir até uma loja que trabalhe com a venda desse tipo de equipamento e comprar uma nova resistência.
Em alguns casos, é possível que a resistência queime durante o uso. De modo geral, é comum um cheiro de queimado acompanhado de fumaça. Caso perceba isso, desligue o registro o mais rápido possível e saia do local.
Passo 2: Desligue a energia da casa
Vamos concluir que nesse passo você já verificou que, de fato, o chuveiro queimou e já está com a resistência nova (e correta) em mãos.
Com isso, nesse segundo passo de como trocar resistência de chuveiro, é preciso fazer o passo mais importante para a sua segurança, que é desligar a energia total da casa.
Desse modo, você garante que todo processo seja feito sem que a energia esteja circulando pelo local e evitar acidentes.
É importante desligar a energia geral da residência, e não apenas um disjuntor de segurança. Além disso, avise as demais pessoas da casa que está fazendo o processo, assim ninguém vai religar a energia durante a troca da resistência.
Se possível, tenha alguém para te ajudar no processo e garantir a sua segurança em caso de queda ou outros problemas que possam ocorrer. Segurança, sempre em primeiro lugar, principalmente se você tiver pouca experiência com esse tipo de procedimento.
Outro ponto importante, é deixar o banheiro seco e utilizar calçados com solado de borracha, garantindo uma segurança extra para poder trabalhar da melhor forma.
Feito isso, é hora de botar a mão na massa!
Passo 3: Posicione a escada/cadeira corretamente
Esse passo vai depender muito do local que o chuveiro está instalado, mais precisamente a altura do teto que chuveiro estiver colocado. De modo geral, é necessário o uso de algum acessório para alcançar o teto e retirar o chuveiro e consequentemente a resistência.
O mais aconselhável é utilizar uma escada, onde você terá um suporte firme para poder tirar o chuveiro/resistência. Entretanto, caso não possua, e que ocorre bastante, é utilizar uma cadeira para alcançar.
Caso faça isso, certifique-se se a cadeira suporta o seu peso e ficará firme no chão. Nesse caso, é ainda mais importante que você tenha alguém para te ajudar a deixar a cadeira firme.
Seja uma escada ou uma cadeira, verifique se o chão está seco e se é seguro subir. Também é aconselhável o uso de uma lanterna, caso seja feita a noite ou em um local sem a incidência de luz.
Além disso, já suba com uma chave de fenda em mãos, que será útil no próximo passo.
Passo 4: Abra o chuveiro
Devidamente posicionado e com a chave em mãos, é hora de desmontar o chuveiro e seguir com o processo de como trocar resistência de chuveiro.
De modo geral, o processo é feito retirando a parte de baixo do chuveiro (os furos de onde sai a água, chamado de espalhador).
Nesse ponto, é preciso ter cuidado para não danificar a borracha que fica entre a câmara e a tampa que quer retirar. Removendo esse fundo, você vai retirar a parte que está a resistência para substituir por uma nova..
Esse é o momento que, de fato, vai verificar se realmente a resistência está queimada. Se estiver, verá alguém rompimento na espiral da resistência, bem como marcas de queimado.
Passo 5: Substitua a resistência queimada pela nova
Depois de retirar a parte citada, você deve descer da escada e seguir com a troca.
De modo geral, você vai precisar de uma alicate para remover a resistência queimada e colocar a nova no lugar. Antes de abrir a embalagem da nova, verifique se ela é igual à que você retirou. Caso não seja, vá até a loja e troque.
Você também pode retirar a resistência e levar ela junto na loja. Porém, se tiver o modelo, marca e voltagem, já basta para encontrar a correta.
Se tiver a resistência certa, basta tirar a antiga e colocar a nova no lugar. Inclusive, o processo de troca e instalação está descrito na embalagem. Mas caso não esteja, basta prestar atenção em como estava colocada a resistência antiga e fazer igual.
Passo 6: Coloque o chuveiro de volta
Com a resistência devidamente trocada, basta colocar novamente o fundo do chuveiro no local. Aqui é importante que encaixe bem e feche da maneira que estava. Desse modo, você garante que não há vazamento de água pelo ochuveiro.
Passo 7: Teste com água fria
Antes de religar a luz e testar se realmente funcionou, verifique se o chuveiro foi bem instalado. Para isso, basta ligar o chuveiro (com a luz desligada) e verificar se a água está saindo normalmente e se o chuveiro está bem fechado.
Passo 8: Religue a energia
Depois de certificar-se que o chuveiro está corretamente colocado, é hora de religar a energia elétrica.
Passo 9: Teste final
Deixe o chuveiro no modo gelado e abra o registro. Com a água descendo normalmente vá alterando a temperatura de forma gradativa até o máximo. Se fizer todos os processos corretamente, o chuveiro estará funcionando normalmente.
Vale a pena contratar um profissional?
Como vimos ao longo do texto, o processo de como trocar resistência de chuveiro pode ser um tanto quanto simples. Entretanto, é aconselhável apenas para pessoas que já tenham experiência com esse tipo de trabalho.
Além disso, cada vez menos as pessoas têm tempo de resolver pequenos detalhes de dentro de casa. Seja qual for o motivo, se falta de expertise ou falta de tempo, ou mesmo como medida de segurança, a contratação de um eletricista é uma ótima forma de garantir que o processo da troca de resistência (ou de um chuveiro novo) seja feito com segurança.
Isso porque estamos falando de um processo que mexe diretamente com energia elétrica e circulação de água. Dessa maneira, um profissional vai garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível.
Entretanto, não estamos falando de contratar qualquer um, mas sim um eletricista de qualidade que tenha treinamento de NR 10, para evitar acidentes relacionados a atividades que envolvam energia elétrica.