12 métodos fáceis para desentupimento do vaso sanitário | Eficazes

mulher comemorando a solução

O desentupimento do vaso sanitário em alguns casos pode ser resolvido em 10 minutos, como existem diversas situações vamos apresentar aqui os métodos que funcionam e os métodos que não são recomendados para resolver esse problema.

Com este artigo, nós temos o objetivo de ajudá-lo nesta tarefa nada agradável para que você não precise ligar para uma empresa especializada em desentupimento.

Após a leitura deste artigo, você saberá lidar e solucionar a maioria dos problemas de entupimento do vaso sanitário e em ultimo caso saberá o que fazer para ter uma solução definitiva.

Motivos de entupimento e prevenção

Antes de entender as nossas artimanhas, é bom você conhecer por que o vaso sanitário fica entupido, até mesmo com o intuito de evitar que o inconveniente volte a ocorrer de novo. No geral, o problema é gerado pelos próprios usuários do banheiro.

Despejar papel higiênico no vaso sanitário, restos de alimentos, absorventes, preservativos, ou qualquer objeto sólido, utilizar pedrinhas sanitárias, a falta da manutenção preventiva em casos de descarga com baixa pressão também contribui para entupir o vaso.

As curvaturas que há na forma do vaso formam bloqueios para os objetos sólidos, por isso, evite jogar lixo, cigarros, ou papéis dentro do sanitário. Se o odor do papel higiênico te incomoda muito, escolha lixeiras de tampa com pedal, bote algumas gotinhas de desinfetante para reduzir o mau cheiro e retire o lixo com boa frequência.

Métodos para fazer o desentupimento do vaso

mulher comemorando a solução

Antes de efetuar qualquer um dos métodos em seguida, recorde-se de vestir luvas de borracha com o objetivo de evitar contaminação. Se a água já tiver transbordado, cubra o chão em torno com jornal. Mantenha a janela aberta durante todo o procedimento.

Recordamos que os procedimentos a seguir são mais básicos e sem técnicas mais avançadas, dessa forma não resolverá todos os problemas de entupimento, então em alguns casos você precisará de uma empresa especializada para desentupir o seu vaso.

1 Como fazer o desentupimento do vaso sanitário com água sanitária

Nossa primeira dica de como desentupir vaso é utilizar um produto bastante comum na casa das pessoas: a água sanitária. Coloque ½ litro em seu vaso, deixe descansar por praticamente três horas e dê a descarga.

2 Como fazer o desentupimento do vaso com água bem quente

desentupir vaso sanitario com agua quente

Pegue uma panela grande. Se possível, a maior que possuir na sua residência e encha com água, colocando no fogo até ferver. Derrame a água quente em um balde, para deixar o processo mais seguro, e depois entorne no vaso.

desentupir vaso sanitario com detergente
Repita o procedimento, se for necessário, e fique atento para não se machucar. Para aperfeiçoar o resultado, entorne também detergente, antes da água quente. Ele irá quebrar as moléculas gordurosas e irá facilitar todo o procedimento.

3 Como desentupir vaso com garrafa PET

Para realizar o desentupimento do vaso sanitário, você irá precisar de uma garrafa PET completamente vazia, um cabo bem rígido do tamanho de uma vassoura e, também, uma tesoura.
Corte a garrafa pela metade, fazendo uso da tesoura, deixando o lado do bico com aproximadamente 1/3 da altura completa. Faça um encaixe do bico da garrafa no cabo de vassoura.
Caso fique bem folgado, faça o uso de uma fita isolante. Agora, é somente colocar no interior do vaso e utilizar tal qual um desentupidor próprio.

4 Como fazer o desentupimento do vaso com papel filme

Este truque consiste em tampar a entrada de ar e aumentar a pressão no vaso sanitário. Tampe toda a privada empregando papel filme, assegurando-se de que não sobrou nenhum espacinho para o ar entrar. Vede a tampa e dê uma descarga de meio minuto. Você irá criar um vácuo que ajuda a acabar com os casos mais comuns de entupimento.

5 Como desentupir vaso com cabide

Pegue um cabide que você não usa mais e corte-o com a ajuda de um alicate, procurando conservá-lo o mais reto possível. Prefira cabides com revestimento de plástico, assim você evita de arranhar a porcelana.
Ponha-o dentro de seu vaso, até atingir o fundo e vá movendo em diversas direções, para ir quebrando os dejetos. Depois disso, dê uma descarga e repita o método, caso seja preciso.

6 Não use a Soda Caustica

desentupir vaso com soda caustica

Apesar de ser um produto indicado em alguns sites na internet, não indicamos o uso da soda caustica para desentupimento de vaso veja alguns motivos:

• É um produto de difícil manuseio e que pode causar acidentes domésticos.
• Ele pode afetar a sua tubulação, causando vazamentos após a sua utilização.
• Pode causar severos danos à visão.
• Caso seja inalado pode ocasionar vômitos, náuseas e tosse.
• Pode inclusive gerar queimaduras no grau III em contato direto com a pele.

7 Não use a pano de chão

Um truque indicado em alguns sites na internet, o pano de chão dependendo da situação ficar preso na tubulação gerando um problema ainda maior.

8 Não use a bola de plástico de criança

Outra artimanha indicada em outros sites, usar aquela bola de plástico enorme de crianças.
Além de precisar descartar o brinquedo após o uso, existe uma grande chance de espirrar água da descarga e isso não é interessante já que existem outras formas mais adequadas.

9 Como fazer o desentupimento do vaso com vinagre e bicarbonato

Não poderíamos esquecer uma receita com os elementos comuns de qualquer casa: vinagre e bicarbonato. Crie um produto empregando a metade de um copo de cada um e derrame no interior do vaso. Funciona melhor em casos mais simples de entupimento.

10 Como desentupir vaso com refrigerante de cola

Obtenha uma garrafa de dois litros de refrigerante de cola (esse mesmo) e entorne todo o produto no vaso. Ele vai auxiliar a eliminar os dejetos que se encontram entupindo o seu vaso sanitário. Agora, é simplesmente dar a descarga, essa forma é menos eficaz do que as outras citadas acima.

11 Desentupidor de Vaso

desentupidor de vaso sanitario

Caso você possua um desentupidor específico para vaso sanitário, este equipamento é muito útil nesta incômoda atividade de desentupimento. Pressione o desentupidor ao mesmo tempo em que vai dando as descargas.
Ele funciona melhor, caso exista muita água no interior da privada. É uma das formas mais eficientes de desentupir o vaso, contudo nem todo mundo possui o desentupidor em sua moradia. O ideal é evitar algumas atitudes equivocadas, como jogar resíduos e papel higiênico no vaso ou utilizar a descarga de maneira desregulada e sem pressão.

12 Chame uma Desentupidora de Esgotos

Uma empresa especializada irá resolver com facilidade rapidez e não irá danificar a sua tubulação.

Isso porque além de todo o treinamento que os profissionais recebem eles têm todas as ferramentas e os equipamentos específicos para resolver desde os casos mais simples aos mais complexos.

Caso tenha alguma dúvida, não hesite, chame uma empresa especializada.