Limpeza com vinagre – saiba como fazer

Os utensílios de limpeza de casa são capazes de ser onerosos e danosos, fazendo com que várias pessoas busquem outras alternativas. O vinagre é um excelente limpador multifuncional e inclusive pode ser usado para limpar paredes. Você pode gerar uma solução de limpeza fácil com vinagre e água. Mesmo que seja uma solução natural, assegure-se de realizar uma verificação de mancha antes de avançar a fim de garantir paredes de fato limpas.

Proteja seu chão antes de começar a limpar as paredes

limpeza-com-vinagre-saiba-como-fazer Coloque um jornal ou jornais ao longo do rodapé das paredes que você pretende começar a limpar. As buchas que vão ser usadas na limpeza nunca devem estar molhadas para evitar que gotas escorram pelas paredes. Mantenha determinadas toalhas e panos de limpeza por perto para o caso de o balde com a diluição verter.

Ventile o ambiente em que será feita a limpeza

Dependendo de quão potente a sua diluição é, você pode achar o aroma de vinagre relativamente forte. Caso seja o caso, abra janelas ou ative alguns ventiladores a fim de favorecer a circulação do ar. Os eflúvios de vinagre não são perigosos, todavia eles podem deixar você enjoado. Uma vez iniciada a limpeza das paredes com o vinagre, o trabalho tem necessidade de ser produzido com capricho, um trabalho apressado pode levar a gotas e outras manchas d’água que irão continuar avistáveis nas paredes após a secagem.

Desconecte todas tomadas das paredes

Desligue os condutores de alimentação de energia das tomadas. Se pretender higienizar as tampas de saída e/ou onde encobrem a parede, desative a energia dessas tomadas antes de começar a limpar a parede. Exerça o mesmo para interruptores de iluminação, fios telefônicos e outros dispositivos com eletrocondutividade.

Tire a decoração colada na parede

limpeza-com-vinagre-saiba-como-fazer Se você estiver limpando a parede inteira em vez de higienizar o local mais sujo, tire tudo que esteja pregado na parede. Certifique-se de que irá ser uma limpeza minuciosa, sem fechamentos que possam estar escondendo sujeira. Isso pode incluir fotografias, molduras ou outras obras de arte; suportes, mancebos ou outros pertences práticos; utensílios eletrônicos como TVs ou alto-falantes presos à parede.

De que modo preparar uma solução com vinagre para limpar paredes

Principie com uma mistura suave. Uma quantia levemente pequena de vinagre combinada com água morna é capaz de ser suficiente para o trabalho ao longo da maior parte do tempo. Apenas combine 2 a 3 colheres de sopa de vinagre branco destilado com 1 litro d’água em um balde ou recipiente igual.
Tenha em mente que você vai estar levando este recipiente em torno da sala. Dependendo do tamanho do seu recipiente, ajuste as dimensões de acordo com o necessário com a finalidade de preservar o receptáculo parcialmente cheio a fim de evitar que esparrame.

Limpe primeiro um local de sua parede

Selecione uma área que está bloqueada de vista por móveis ou encoberta. Molhe uma bucha na sua mistura e aperte-a até que o exagero de água tenha sido reduzido. Higienize o local realizando movimentos circulares, usando uma compressão mínima. Reforce com uma segunda esponja e água limpa para enxaguar. Logo em seguida, enxugue com um tecido macio ou uma flanela.
Utilize buchas sedosas (ao contrário de um tipo mais abrasivo destinado a friccionar panelas queimadas), em especial se suas paredes estiverem pintadas. Utilizar buchas mais duras é capaz de danificar a superfície da sua pintura.

Adicione mais vinagre se necessário

Compare o primeiro local que escolheu para limpar com o resto da parede. Se a sua combinação fez efeito, mantenha nos parâmetros em que está. Caso o ponto de prova ainda pareça sujo, eleve a proporção de vinagre para a água e repita a higiene. Comece adicionando ½ xícara de vinagre ao seu litro d’água. Caso isto ainda pareça fraco, prossiga inserindo meia xícara de vinagre gradualmente até adquirir uma combinação eficiente para limpar a parede. Paredes extremamente imundas são capazes de demandar uma proporção de 2 partes de vinagre para 3 porções de água.

Acresça o bicarbonato de sódio à solução

Se a impureza em suas paredes estiver aglomerada, você é capaz de precisar de uma diluição um tanto mais abrasada do que só vinagre e água. Inicie inserindo ¼ de xícara de bicarbonato de sódio à sua mistura e teste novamente. Por outro lado, tenha em vista que caso as suas paredes sejam pintadas, agentes abrasivos como bicarbonato de sódio são capazes de danificar a pintura, em especial se o suporte for em látex. Caso a sua solução comece a dizimar sua tinta, talvez seja imprescindível aplicar uma nova camada de tinta ao invés de limpar.