Simbologia da Eletricidade

simbologia-eletrica

Bora entender de vez!

Galera, quem aqui já se coçou todo ao encarar aqueles projetos elétricos? Aquela simbologia parece código de outra galáxia, né? Relaxa, não é nenhum bicho de sete cabeças! Vamos desmistificar isso juntos.

Sabe aquelas instalações elétricas residenciais? Interruptores, tomadas, pontos de luz, condutores… o time completo tá em campo! E é obrigação nossa saber jogar, né? Quem conhece de simbologia elétrica acaba se diferenciando da concorrência.

Então, criamos esse artigo importante pra dar uma clareada para galera que está afim de ter um conhecimento importante para carreira. Aqui você vai encontrar a chave do sucesso: os principais tipos de simbologia elétrica, as normas atualizadas, e tudo pra facilitar essa missão.

Se liga nessa lista de ouro:

A simbologia elétrica residencial

Imagina que essa simbologia é tipo a língua dos componentes elétricos em um projeto. Ela conta a história, dá o recado visual. Se não fosse isso, tentar entender uma planta baixa ia ser tipo procurar agulha no palheiro.

Aí que entra a NBR 5444, nossa musa inspiradora. Criada lá em 1989, pela ABNT, ela veio pra botar ordem no coreto. Ela é como aquela amiga que traduz a treta toda e faz a galera se entender!

O objetivo da norma NBR 5444

A parada é séria, meus amigos! A NBR 5444 veio pro jogo pra estabelecer os símbolos gráficos das instalações elétricas prediais. Ela é tipo a maestrina regendo a orquestra dos eletricistas, tudo no esquema.

Sabe por que usar ela mesmo depois de ser cancelada em 2014? Porque, mesmo sendo meio velhinha, ela é a bússola que norteia nosso caminho no mundo da simbologia elétrica residencial. Tipo aquela música que a gente não cansa de ouvir, mesmo com novidades saindo do forno.

Principais Representações de Simbologia Elétrica

Vamo a fundo na NBR 5444, a diva das figuras geométricas. Ela usa:

o traço pra representar eletrodutos – tipo os caminhos da instalação elétrica.
o círculo, que representa pontos de luz, interruptores, tudo que brilha na festa! Ah, e quando o círculo tá abraçando alguma coisa, é porque tá no teto.

Eletroduto Simbologia Traço

O Traço: O Primeiro Passo na Elétrica

Vamos começar a entender com o poderoso traço. Esse segmento de reta é a essência do espetáculo, representando nada menos que o eletroduto. É como o caminho que guia a corrente elétrica, a linha que conecta todos os pontos.

Simbologia elétrica traço

Os diâmetros seguindo as normas da NBR 5626 são convertidos em milímetros. Para desvendar esse código, usamos  o mapa do tesouro que revela as medidas exatas.

conversão em diametro

Fonte de luz: ABNT, os maestros por trás dessa simbologia elétrica.

Interruptores Simbologia

O Círculo: Trio Poderoso na Dança Luminosa

Os interruptores são pontos fundamentais, eles ligam e desligam o circuito.

Agora, vamos entender a importância do círculo. Essa figura é uma das mais importantes na elétrica, representando o ponto de luz, o interruptor, e até indicando dispositivos embutidos no teto.

simbologia-eletrica-circulo

Fonte dessa coreografia: ABNT, os verdadeiros coreógrafos da simbologia elétrica!

Condutores

Agora, falando dos condutores, são os caras que levam a corrente elétrica até a carga final. Cada traço é um condutor, tipo linhas que conduzem a energia.

simbologia dos condutores

Quadros de Distribuição

Os quadros de distribuição são tipo os chefes dessa galera elétrica. Eles dividem a energia e mantêm tudo em ordem. Se algum acidente rolar, é só um circuito que se dá mal, não a festa toda.

Caixas de Passagem

E as caixas de passagem? São como pontos de descanso no meio do caminho, facilitando a vida dos cabos. Tipo checkpoints pra garantir que tudo tá no esquema.

Pontos de Luz Simbologia

Os pontos de luz são classificados e representados de acordo com várias coisas, tipo a força das lâmpadas, o grupo a que a luz pertence e quantas lâmpadas tem ali, entre outras coisas.

E tem mais: os tipos diferentes de luz também influenciam como a gente desenha esses pontos.

Tomadas simbologia Triangulo

Tomadas são como pontos de acesso à energia elétrica, conectados à rede elétrica. Elas proporcionam um lugar para ligar aparelhos elétricos e eletrônicos, evitando que sejam conectados diretamente à rede.

O triângulo é a figurinha das tomadas. Tem variações que contam histórias diferentes, tipo tomadas de luz e telefone. É a turma das tomadas marcando presença em vários níveis.

simbologia-eletrica-triangulo

Ufa, galera! A leitura tá pegando fogo! E se liga, isso aqui é só uma parte sobre esse importante assunto da elétrica. Fica esperto que tem mais coisa pra descobrir nesse universo da simbologia elétrica.

clique na imagem abaixo e conheça o melhor curso de elétrica do Brasil:

Valeu a companhia, galera! Bons projetos elétricos e até a próxima!